watermark logo

Como Funciona o Sistema Bancário de Reservas Fracionárias?

2 Visualizações
Zulu Xuxu
Zulu Xuxu
31 Jul 2024

SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA VOCÊ:

📽 Como o Banco Central Gera Dinheiro, Crescimento e RECESSÕES?
https://www.youtube.com/watch?v=bOMucKecqow&t

📽 Entenda o Problema da Dívida Americana em 5 Minutos
https://www.youtube.com/watch?v=CdlY_r60iNg

📽 Como Funciona a Economia em 3 Minutos
https://www.youtube.com/watch?v=TIePbe9V6fg
____________________________________________________________________________

Como Funciona o Sistema Bancário de Reservas Fracionárias?

O sistema de reservas fracionárias é a permissão para que os bancos façam empréstimos e operações financeiras em um valor superior aos depósitos que estão em seu caixa. Ou seja, com a reserva fracionária, estas instituições podem emprestar ou investir um dinheiro que, de fato, elas não possuem naquele momento.

Todo esse sistema se baseia na premissa que todos os correntistas jamais sacariam seu dinheiro ao mesmo tempo. Ou seja, se isso acontecesse, todo o sistema financeiro quebraria – já que existe mais dinheiro nas contas correntes e em circulação no mercado do que guardado efetivamente nos cofres do bancos.

Também por esse motivo, o maior medo de todo sistema financeiro hoje é que ocorra uma corrida aos bancos, que aliás será o tema do próximo vídeo.

A palavra"banqueiro" é derivada do antigo termo italiano"banca" que significa banco. Pois eram nos bancos públicos onde esses "comerciantes banqueiros" costumavam se sentar para negociar seus empréstimos.

De início, os banqueiros e seus bancos surgiram exercendo uma atividade legítima e altamente produtiva, sem precisar utilizar de meios pouco convencionais para obter lucro, diferentemente de hoje, como você verá no decorrer deste vídeo.

Basicamente, eles recebiam depósitos e pagavam juros menores aos seus depositantes, ao mesmo tempo em que utilizavam esse depósito ou o seu capital próprio para emprestar dinheiro a outras pessoas a taxas de juros maiores, assim obtendo lucro com o que chamamos de "Spread Bancário", que é essa diferença entre a taxa de juros que o banco paga aos seus depositantes e a taxa de juros que os bancos cobram aos seus tomadores de empréstimos.

Entretanto com o passar do tempo. Esses banqueiros utilizaram de sua influência política junto a governos para serem beneficiados com alguns privilégios como a cartelização do setor bancário, a criação de uma instituição que tivesse o monopólio da emissão de uma moeda de curso forçado que estaria sempre ali para lhes salvar quando necessário e principalmente, a legalização da prática de falsificação de dinheiro. isso mesmo, você não escutou errado. os Bancos falsificam nosso dinheiro de forma legal através do que eles chamam de sistema de reservas fracionarias.

E é exatamente sobre isso que falaremos neste vídeo. Então se você ficou curioso, assista este vídeo até o final e entenda como e porquê os bancos falsificam o nosso dinheiro!

Mostrar mais

0 Comentários Ordenar por

Nenhum comentário encontrado

A seguir